DNCS - Parcerias que somam em prol da comunidade

O Dia Nacional da Construção Social – DNCS é uma inciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil – CBIC, que na edição de 2018, contou com mais de 163 mil trabalhadores da Construção Civil em todo o Brasil.


Informar e contribuir com o desenvolvimento social das pessoas torna a advocacia mais gratificante do que podemos imaginar que seja. Foi nessa perspectiva que a equipe do CTAA, em parceria com Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon-MA) e OAB/MA, se fez presente no Dia Nacional da Construção Social – DNCS.


O projeto em São Luís/MA é realizado com apoio do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Civil e Mobiliário de São Luís (Sindconstrucivil-MA), e reuniu mais de 500 pessoas no SESI/Araçagi, onde foram ofertados diversos serviços básicos de saúde e de assistência social, como vacinação, clínica geral, avaliação bucal, exames oftalmológicos, serviços de estética, corte de cabelo, jogos educativos, e claro, orientação jurídica.


A inclusão dos serviços advocatícios de forma consultiva visa instruir os trabalhadores sobre direitos e deveres trabalhistas, através da inclusão socioeducativa. Essas medidas abordam, em especial, a implantação de um conceito de Advocacia Preventiva dentro do ambiente corporativo, a fim de minimizar danos e ônus para ambas partes – empregador e empregado.


Mas, afinal, o que é Advocacia Preventiva?


Advocacia Preventiva, também conhecida como Advocacia de Consultoria e Orientação, tem papel de facilitar a atuação do cliente (empresa e/ou empregado) na hora de requerer seus direitos. Especialmente na área de Recursos Humanos, é fundamental que a empresa aprenda a importância do pagamento correto dos direitos trabalhistas; evitando, dessa forma, ações judiciais com valores condenatórios altos.


Qual a importância para a empresa e para o trabalhador?


Para a empresa: diminuir e limitar a criação de passivo trabalhista, por meio de medidas que afastem a possibilidade de ações judiciais movidas por colaboradores ou, ainda, por órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público do Trabalho (MPT). Para o empregado: compreensão de seus direitos e das normas que regulamentam sua função, a sua responsabilidade no exercício de determinada atividade.


Advocacia Preventiva no CTAA


Uma das medidas adotadas pelo escritório César Thimotheo Advogados Associados, para conter ou amenizar excessivas ações judiciais trabalhistas, foi a implantação de um modelo de assessoria preventiva por meio de Investigação Corporativa Interna. O procedimento gera segurança para todos, pois os funcionários sabem que em caso desvio de conduta, há a apuração da responsabilidade; e a empresa se resguarda nos casos de demissões por justa causa, o que dificulta a reversão (da justa causa) de maus funcionários.


Fonte: Assessoria de Imprensa

34 visualizações

Unidade São Luís/MA

Av. 02, 3000A, Empresarial Jaracati, sala 1210, Loteamento Jaracaty, Anexo ao Shopping Jaracati,

São Luís/MA, 65.075-821

E-mail

contato@cesarthimotheo.com

Telefone

(98) 3266-1181

FALECONOSCO

POSSO TE AJUDAR?

Envie suas dúvidas, sugestões e/ou solicitações para o nosso

Departamento de Atendimento ao Cliente (DAC). 

Basta preencher os campos abaixo.  Será um prazer atendê-lo (a).

Unidade São Luís/MA

Av. 02, 3000A, Empresarial Jaracati, sala 1210, Loteamento Jaracaty, Anexo ao Shopping Jaracati,

São Luís/MA, 65.075-821

E-mail

contato@cesarthimotheo.com

Telefone

(98) 3266-1181

Unidade Montes Altos/MA

Avenida Fabrício Ferraz, número 1
Centro - CEP 65936-000

 

E-mail

contato@cesarthimotheo.com

Telefone

(99) 3014-1181

Unidade Imperatriz/MA

Rua Coronel Manoel Bandeira, 1986,

Centro, Imperatriz/MA, 65.900-010

 

E-mail

contato@cesarthimotheo.com

Telefone

(99) 3014-1181